Projeto Participativo: Nosso Quintal

Detalhamento Proposta Espaço do coração - Recepção

Aproveitando o interesse de retomada do projeto, estou detalhando o a proposta para a recepção afim de facilitar a criação do espaço do jeito que vocês imaginaram.









O primeiro passo é definir qual será o caminho de passeio. Após definido o trajeto entre as árvores foi adotado a largura de 1,20m para o caminho, levando em consideração algumas medidas da nbr 9050 (Norma Brasileira sobre acessibilidade), possibilitando a passagem de um cadeirante e um pedestre, e o giro para retorno do passeio, conforme as figuras abaixo.


O que resultou na proposta da planta abaixo, nela também já estão as alterações indicadas para a entrada virar um espaço de espera, está indicada a rota tátil de acesso da calçada até entrada da escola, os pontos de iluminação através de luminárias baixa como totem e balizadores, e uma proposta para a utilização de diferentes tipos de plantas baixa, podem ser gramíneas, plantas de forração e herbáceas.


Depois que for definido quais os aspecto gerais do espaço, devem ser elencados quais os pontos de infra estrutura necessários para a execução do local. Por exemplo, no caso das luminárias devem ser previsto o circuito elétrico, onde é necessário a passagem de tubulação elétricas para a passagem dos fios até as luminárias a partir de um ponto disponível no quadro de força, ou interruptor de luz da área externa.
Uma idéia para o jardim que ajudaria na questão da chuvas, são os canteiros pluviais, que funcionam como canaletas ou tanques onde parte da água se acumula e penetra lentamente no solo. Ele complicaria um pouco o projeto, mas é um possibilidade interessante para o acumulo de poças de água da chuva que a escola sofre.


A planta abaixo mostra uma proposta de circuito para as luminárias. Como podem ver para realizar a implantação delas depois impactaria diretamente sobre todos os elementos: caminho, piso podo-tátil, vegetação etc. Por isso acredito que assim como a decisão sobre o caminho a ser traçado no jardim, a escolha de luminárias e a previsão delas é muito importante para o resultado final imaginado para receber os pais e as crianças.





























Aguardo comentários ou dúvidas sobre a proposta.


Referências bibliográficas

 ABNT. Nbr nº 9050, de 11 de setembro de 2015. Acessibilidade A Edifcações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos: 4.3 Área de circulação e manobra. terceira. ed. p. 9-11. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/[field_generico_imagens-filefield-description]_164.pdf>. Acesso em: 13 mar. 2016.

SAKATA, Francine. Infraestrutura Verde foi um sopro de novidade para o Paisagismo. Disponível em: <https://blogdapaisagem.wordpress.com/tag/infraestrutura-verde/>. Acesso em: 13 mar. 2016.